Numa visão global da síntese de proteínas, podemos referir que na passagem da "linguagem" polinucleotídica do DNA para a "linguagem" polipeptídica das proteínas se consideram essencialmente duas etapas:
- Transcrição da mensagem genética
Nos sistemas vivos, a primeira etapa da transferência da informação genética corresponde á síntese de RNA mensageiro a partir de uma cadeia de DNA que lhe serve de molde. A informação do DNA é transcrita para RNAm, por complementaridade de bases.
Ao efectuar-se a transcrição, só uma das cadeias do DNA é utilizada como molde. O complexo RNA polimerase fixa-se sobre uma certa sequência de DNA, desliza ao longo dela, ocorrendo a sua abertura, e inicia-se a transcrição da informação. A síntese de RNA a partir de nucleótidos livres faz-se na direcção 5' - 3'.
Nas células eucarióticas a transcrição realiza-se no núcleo e inicialmente é formado o RNA precursor ou pré-RNAm que experimenta um conjunto de transformações que conduzem á formação do RNA funcional. Estas transformações tem o nome de Maturação ou Processamento, em que na sequência de pré-RNAm existem exões e intrões sendo os segundos retirados por acção de enzimas havendo, posteriormente, a união dos exões. O RNA mensageiro maturo migra do núcleo para o citoplasma (migração) fixand-se nos ribossomas.
http://www.youtube.com/watch?v=K4zZ1BTii0Q&feature=related –
- Tradução da informação genética
Neste processo, a informação genética contida no RNAm é traduzida numa sequência de aminoácidos. Após o RNAm sair do núcleo vai-se ligar á subunidade menor do ribossoma. O RNAt que transporta o aminoácido metionina (met), liga-se ao codão de iniciação. A subunidade maior do ribossoma associa-se a subunidade menor - Iniciação.
O anticodão de um novo RNAt que transporta um segundo aminoácido, liga-se ao segundo codão por complementaridade. Seguidamente, estabelece-se uma primeira ligação peptídica entre o aminoácido que ele transporta e a metionina. O ribossoma avança três bases e o processo repete-se ao longo do RNAm. Continua a tradução dos sucessivos codões e da ligação dos aminoácidos (ligações peptídicas) para a construção da proteína - Alongamento.
Quando o ribossoma chega a um codão de finalização (UAA, UAG, UGA) e por complementaridade o reconhece, termina a síntese. A cadeia polipeptídica destaca-se, os ribossomas separam-se e recomeça o processo - Finalização.
- Rapidez - Proteínas complexas produzidas em alguns minutos;
- Complexidade - Intervenção de vários agentes;
- Amplificação - Transcrição repetida da mesma zona do DNA e tradução repetida da mesmo RNAm.
Sem comentários:
Enviar um comentário