Como o ADN é o suporte da informação genética, necessita de se auto-reproduzir ou replicar, fazendo cópias dessa informação de modo a transmiti-la de geração a geração. Como tal, depois da proposta de estrutura do ADN de Watson e Crick em 1953, foi posta em questão a replicação do material genético. Este investigadores sugeriram uma possível forma de replicação. Esta consistia em:
- Cada uma das duas cadeias da molécula serviria como um molde para a formação de uma nova cadeia complementar, dessa forma, uma molécula de DNA, ao replicar-se, passava a produzir duas moléculas filhas, idênticas à molécula original, cada uma delas sendo formada por uma cadeia velha e outra nova - Teoria semiconservativa.
Após a publicação do trabalho de Watson e Crick, houveram outros cientistas que diziam que a molécula de ADN apresentava dimensões demasiado elevadas para que o desenrolamento da hélice ocorrece de forma eficaz. Como tal, surgiram mais duas teorias:
- Teoria conservativa: a molécula de ADN progenitora mantinha-se intacta, servindo apenas de molde à formação de moléculas-filhas, a qual seria formada apenas com nucleótidos novos.
- Teoria dispersiva: cada molécula-filha seria formada por pequenos fragmentos da molécula original misturados com outros tantos da molécula nova.
Em 1958, a experiência de Meselson e Stahl, terminou com as dúvida levantadas, apioando a teoria semiconservativa.
Experiência de Meselson e Stahl:
Nesta experiência pode-se considerar duas etapas:
Na primeira etapa cultivaram-se bactérias (Escherichia coli) em meios de cultura diferentes: um contendo um isótopo pesado de azoto ( 15N) e outro de azoto normal (14N). Em seguida, extraíram o ADN das bactérias presentes em cada um dos meios de cultura e procederam à sua centrifugação. Por fim, verificaram que as cadeias de ADN da bactéria cultivadas no meio contendo azoto pesado eram mais densas do que as cadeias de ADN das bactérias qu cresceram no meio com azoto normal.
Na segunda etapa procederam como ilustra a figura:
Na segunda etapa procederam como ilustra a figura:
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